quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O amor pode ser comprado!

Um carinho e afeto que sentimos sem ter explicação, um amor que surge com tanta rapidez, e o único amor verdadeiro que pode ser comprado, diferente de todos os outros.
Eles entram em nossas vidas de diferentes maneiras, uns são dados de presente, outros são escolhidos pela própria pessoa, e chegam em nossas vidas desconfiados, inseguros, aflitos, mais, aos poucos tomam conta da sala, do quarto, da casa inteira e do nosso coração. Sem nenhuma explicação parece que ele tinha que ser seu, e não poderia ser outro, um verdadeiro presente de Deus para nós.
Existem para todos os gostos, pequeno, grande, fofo, magro, peludo ou não, preguiçoso, agitado ou um pouco dos dois, bagunceiro, comportado, inteligentes (indiscutivelmente) quem os tem sabe perfeitamente dessa inteligência, de inúmeras raças ou nem raça tem, não importa como ele seja amamos do jeito que são.
Para cada dia uma nova surpresa, um novo aprendizado, e nos fazem rir com coisas que perguntamos a nós mesmos: aonde foi que ele aprendeu isso?
Quem te recebe em casa com mais alegria e entusiasmo do que seu amigo? E mesmo que você saia no mesmo instante em que chegou e volte após cinco minutos é a mesma festa toda novamente... Demonstração de alegria e um bom dia, um pouco diferente, com direito a balançadas de rabo, do corpo e beijinhos um pouco mais molhados...
Posições de dormir que aparentam ser muito confortáveis e engraçadas também, espreguiçadas feitas com vontade, satisfação enorme ao terminar de comer, brincadeiras variadas, com você ou sozinho mesmo, que vão de uma simples bola até bichinhos de pelúcia (talvez amigo secreto deles) e vários outros.
Companhia fundamental até mesmo nos momentos mais tristes, eles sabem como se comportar em situações de angústia, ou de mal-estar, parecem saber o que estamos sentindo e dão a entender que estão cuidando da gente.
Olhares mais variados possíveis, um para cada situação, olhar de alegria, olhar pidão (esse é o mais usado, e o que mais funciona para conseguir algo de donos sensíveis) olhar tristonho, o de desentendido acompanhado de uma entortadinha de cabeça, o de eu sei que fiz algo errado, mas não briga comigo e tantos outros...
Tentamos cuidar com toda atenção e proteção para que fiquem conosco o maior tempo possível, o único problema (e que problema) e maior medo é que não são eternos, nem substituíveis, infelizmente, e chegará a hora de tomar a decisão, paro por aqui com toda satisfação e ótimas e eternas lembranças ou além das lembranças busco um novo amigo diferente do anterior, mas que trará a alegria de ter um amigo cão.
Amor único e indispensável que todos deveriam experimentar para uma vida muito mais feliz.

Um comentário:

Roberto Lemos disse...

Parabéns, um ótimo texto. Coerente do princípio ao fim. A leitura flui e isso é fundamental em um texto longo.