Os cães desempenham fundamental papel social. São companheiros indispensáveis de seus donos e cães-guia, assim como outros cães treinados para auxiliar pessoas com deficiências físicas, são obrigatoriamente aceitos em qualquer local, mesmo que este local não aceite animais, como restaurantes e transportes coletivos.
É muito caro o treinamento de um cachorro para desempenhar uma função tão importante, devido a esse fato somente raças consideradas obedientes e de fácil aprendizado costumam ser treinadas com esse intuito.
Dependendo do país e do propósito específico as raças podem variar, mas, como são consideradas raças com as características necessárias para essa finalidade, o labrador e o golden retriever estão entre as mais utilizadas em todo o mundo.
O principal benefício desses cães é dar um maior grau de independência para os portadores de deficiência, seja ela visual, auditiva ou de locomoção.
Outro papel de extrema importância é do minimizar o isolamento social destas pessoas, as insere entre outras pessoas que, por educação ou herança cultural, não sabem como lidar com pessoas com deficiência. Às vezes, querem se aproximar, conversar, oferecer ou até pedir ajuda, mas não sabem como, e o cão, que conquista e atrai a maioria das pessoas, pode servir de ponte, de motivo para iniciar uma conversa.
Um Doritos, por favor!!
Há 17 anos
Um comentário:
Muito bom falar sobre esses cães que tanto ajudam os deficientes visuais!!! Até pq o local de treinamento destes cães é aqui em Brasília msm pelo que sei!! Adorei!!
Postar um comentário